segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Reflexão - Comunidades Virtuais

Diante das leituras feitas percebi que as comunidades virtuais nos traz pontos positivos e negativos. Um dos pontos positivos é que temos a oportunidades de nos comunicarmos em um curto espaço de tempo com outras pessoas que estão geograficamente distantes, como de um estado para outro ou seja de uma certa forma vence rapidamente a distância. Um dos pontos negativos é que muitas das vezes ficamos acomodados e acabamos diminuindo o contato face-a-face mesmo quando é possivel estarmos presente fisicamente e com isso fica ausente o calor humano.

11 comentários:

Adair disse...

Com certeza fica ausente o calor humano das pessoas mas nos possibilita uma comunicação em um curto espaço de tempo.

Bonilla disse...

Olá Núbia,
o calor humano só se manifesta no encontro presencial? Penso que o acolhimento não depende da presença e sim das emoções que transmitimos, qualquer que seja a via de contato.
Vamos trazer outras características das comunidades aqui para a reflexão? Vc tem muito mais a dizer sobre o tema, já que leu os textos, como diz.
Estamos aguardando uma reflexão mais elaborada.
bj

bete disse...

Concordo com você quando aponta pontos positivos na área da tecnologia.Como você mesma diz a quebra de barreiras geográficas.Esse é um dos pontos favorável

que tem facilitado e proporcionado maior rapidez e qualidade na comunicação e interação entre culturas e meios sociais, construindo um sistema global integrado,mas, como em todo processo social somente uma parcela da sociedade participa dela.
Cabe,verificar como as pessoas distribuem e utilizam a informação de forma que se transforme em conhecimento.
ass:Elizabete

Consuelia disse...

Pensar na palavra comunidade é lembrar-se de pessoas juntas, reunidas para discutir um conteúdo que seja do interesse de todos.
Comunidades virtuais não poderiam ser diferentes, mas com um formato diferente, com pessoas reunidas em lugares diferentes e hora diferente, sem perder o tema a discussão e a interação, não deixando de ser bastante legal o mundo virtual.
Consuelia

lene disse...

Penso que, qualquer metodologia,
que surge para evoluir seres humanos, especialmente, profissionais da educação,é aplausível. E sou da mesma opinião da colega , nada se compara a um contato fisico direto; olho no olho. Aprendemos muito mais, quando convivemos com o próximo bem próximo.
Ainda bem, que podemos disponibilizar das duas possibilidade,interagir com o mundo virtual,sem perder o contato com o outro.

Géu disse...

Realmente Nubia, o contato físico é irredutivel para oser humano, pois nada se compara a um afago, um carinho e um abraço. Mas vai aqui um questonamento: É sensato pensar que a reavitabilização de uma comunidade pode ocorrer através das téclas dos computadores em rede? É uma questão polêmica definir se a comunicação mediada por computadores pode interferir nas vidas das pessoas. A dinâmica das comunidades virtuais nos conduz a compreender o homem no seu desenvolvimento e processo de aprendizagem, na sua interação e comunicação humana o que o permite apropriar-se de novas relidades reais e virtuais, vindo a transformar seu meio.E as relações agora são estabelecidas porque as pessoas integram tecendo várias redes de possibilidades

cristina disse...

Olá Núbia,
Concordo com vc quando diz sobre a importância da comunicação de forma rápida independente do tempo e espaço,é isso mesmo que as novas tecnologia nos proporciona.
Vejo que a coletividade acontece de forma bastante significativa e promove a interação entre as pessoas.

Com carinho.
Ana Cristina.

Marisete disse...

Realmente é complicado sabernmos se as tecnologias trazem mais pontos positivos ou negativos.
Concordo com Géu ao afirmar que nada se compara ao contato físico, e acredito que a tecnologia tanto tem o poder de aproximar as pessoas como de distanciar também.

beatriz disse...

Concordo com vc, não podemos fazer vistas grossas para os pontos negativos que a comunidade virtual traz para a sociedade.Os meios de comunicação estão noticiando fatos trágicos por conta da tecnológia,como um dos meios mais fácil de: pedofilia, prostituição infantil,e tantos outros.
Como também sabemos da importancia e da utilidade desse mundo virtuala para a sociedade.

bj, Têiles.

brisa disse...

Nubia, pensar em comunidade virtual é um dilema que podemos está redefinindo.Temos escolhas a fazer, usá-las ao nosso favor ou contra. Cabe-nos agir da forma mais coerente. Se moramos perto de amigos, parentes, vizinhos, colegas poderemos usar as tecnologias quando necessário. No entanto não somos obrigados a nos afastar de quem gostamos por conta de uma máquina. Por outro lado se algum dos mesmo estão distante de que meios você se utiliza para manter um contato mais afetivo?

Sule disse...

Oi Nubia! Tudo bem querida??
Estamos visitando os blogs de vocês novamente, para acompanhar as produções..
Percebi que as colocações pontuadas por Bonilla, não foram refletidas na tua reflexão!
Querida!É importante compreender que esse processo e escrita e reescrita também é fundamental na tua formação. Além disso, enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados ou lidos se eles não estiverem expressos em tuas produções, e não é apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Nubia entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule