Hoje escola e família é realmente a preocupação de todos os educadores. A palestra com o professor Ivan Fária no dia 22 de agosto de 2009, me fez pensar um pouco mais sobre o assunto, sentimos a falta de muitas famílias na escola, no acompanhamento de seus filhos durante o seu processo escolar. Sei que a família tem uma grande importância na formação da indentidade de cada filho. Quando a criança chega a escola ela já tráz a sua própria indentidade por isso, precisamos da paceria escola e família e aí me questiono. E nós professores de que maneira estamos buscando essas família e o que estamos fazendo para que a família dos nossos alunos cumpra com os seus deveres, para que assim a escola fique apenas com as obrigações que lhe diz respeito? Penso que é importante mostrar os pontos positivos que temos em sala de aula, quem sabe alguns elogios traga para o nosso lado aqueles também pode fazer a diferença na educação, e assim fique pai, mãe, filhos e escola cada um realizando seus deveres.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Realmente Ivan nos fez ver um lado das condições familiares que nos rodeiam, na maioria das vezes acusamos a famílias de falhar com a escola e não buscamos saber as causas dessas falhas e como ela também influencia na escola.
Pois é colega, sabemos que a família é a primeira instituição de ensino para as crianças é neste grupo que as crianças começam a formar sua personalidade chegando na escola com uma grande bagagem de conhecimento. Hoje vemos que quando a criança começa a estudar muitas famílias jogam a responsabilidade da educação das crianças sobre a escola se excluindo da sua responsabilidade. Entrentanto sabemos que para haver aprendizagem é necessário que escola e família andem juntas.
Postar um comentário