quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reflexão Individual Sobre a Atividade de Alfabetização Dois

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação- FACED\Projeto Irecê
Curso de Licenciatura- Séries Iniciais\Ensino Fundamental
Ciclo Três-2009-2Professora- Giovana Cristina Zen
Cursista- Núbia Barbosa dos Santos


“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente está sede” (Carlos Drummond de Andrade)


Participar da atividade de Alfabetização Dois com a professora Giovana Cristina Zen foi uma experiência marcante. Durante os encontros discutimos o sistema de leitura e escrita, vi o quanto às crianças aprendem sobre o sistema de escrita quando participam de atividade de leitura como, associar o som a escrita, comparar tipos de textos, formação da palavra, letra inicial e final da palavra e questões ortográficas. Foi visto a importância do trabalho com os nomes próprios no processo de alfabetização, pois são os primeiros nomes que as crianças têm contato e aprendem que as palavras têm uma sequência de letras e elas são estáveis.


Ao realizar em minha sala de aula o ajudante do dia, cada aula é estudado o nome de um colega, percebo que a aprendizagem realmente acontece, assim a criança também aprende que a escrita tem um característica quantitativa, que uma palavra pequena tem pouca letra e a palavra grande tem muitas letras.


Sabendo que as crianças utilizam as estratégias de leitura para aprender a ler, discutimos hipóteses de leitura com atividade prática a qual foi realizada com alunos do 1º Ano D da professora Alaides Nascimento da Escola Municipal Marcionilio Rosa. Percebi a importância de realizar atividade de leitura com textos que as crianças já conhecem de memória, concordo com a professora Giovana quando diz, “o material que colocamos na sala de aula não é apenas para enfeitar a sala, mas, para ser um campo de repertório para as crianças”.


Esse campo de repertório deve ser composto de nomes da turma, de textos conhecidos de memória como músicas, parlendas, poesias, títulos de histórias infantis e outros trabalhados no decorrer de todo o ano, assim as crianças terão um repertório para recorrer ao realizar as atividades de leitura.


Nesta atividade tive a oportunidade de tirar várias dúvidas em relação ao processo de alfabetização, como atividades realizadas em grupos a aprendizagem acontece com mais sucesso, pois os conhecimentos dos alunos são confrontados.


É fundamental que o professor passe informações para a criança, são elas que vão facilitar as estratégias de leitura, precisamos dar informações não para resolver, mas para continuar a problematização. O processo de alfabetização continua sendo um estágio de descoberta e aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor.

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